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Pós Doutorado

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FAQ

Perguntas Frequentes:

Público Externo

Os cursos de Mestrado e Doutorado são gratuitos.

Somente o curso de especialização e os cursos e eventos são pagos. Para informações acesse a aba Especialização e Atualização.

O Programa de Pós Graduação em Neurociências da UFMG está dividido em duas áreas de concentração a saber: Neurociências Clínicas e Neurociências Básicas.

Você deve consultar em nosso site, na aba Equipe, a relação e contatos dos nossos professores e suas respectivas áreas de estudo. Em seguida você deve encaminhar um e-mail diretamente a eles consultando a respeito da disponibilidade.

Você deve acessar a relação do corpo docente (na aba Equipe) e clicar no nome do (a) professor (a). Assim, você terá acesso ao link para o Currículo Lattes, onde há as informações sobre a formação, linhas de pesquisa e demais informações sobre a carreira acadêmica.

O Mestrado tem dois processo seletivos ao ano. O ingresso para o primeiro semestre em geral tem sua seleção entre os meses de Dezembro e Fevereiro. O ingresso para o segundo semestre tem o processo seletivo entre os meses de Maio e Julho.

O Doutorado é fluxo contínuo, ou seja, o (a) candidato (a) pode se inscrever a qualquer momento do ano para as seleções. Os períodos de seleção são informados em nosso site.

Após o encerramento de todas as matrículas, informamos em nosso site o número de vagas e as disciplinas disponíveis nesta modalidade na aba Estrutura Curricular.

Os editais de seleção regulamentam todo o processo de seleção, bem como, os documentos necessários. Você deve observar as exigências de cada edital.

O PPG Neurociências não tem um modelo de carta. As exigências sobre o conteúdo e quem irá escrever a carta são definidas pelo edital do processo seletivo.

 

Discentes

As informações acadêmicas dos alunos estão disponíveis no sistema “Minha UFMG”. Para solicitar o acesso ao sistema é necessário procurar o Laboratório de Computação Científica (LCC) para retirar uma folha de NIP e regularizar seu acesso.

Os contatos com o LCC podem ser obtidos no seguinte endereço: https://www.lcc.ufmg.br/

O Acesso à Minha UFMG é importante, pois através dele os alunos realizam as matrículas, entram em contato com os professores, colegas, têm acesso a materiais acadêmicos postados pelos professores, dentre outras funções.

Para os alunos que acabaram de ingressar no curso, o processo de matrícula depende da liberação do Registro Acadêmico. Quando a secretaria recebe o comunicado de que o registro foi efetivado, é enviado um e-mail para os alunos com a relação de disciplinas com vagas disponíveis. Os alunos deverão responder o e-mail informando quais disciplinas querem se matricular para que o processo possa ser efetivado.

Para alunos veteranos (a partir do segundo semestre de curso) o processo é feito diretamente pelo Minha UFMG. A secretaria enviará pelo e-mail cadastrado no Minha UFMG um comunicado com o calendário de matrículas.

Nas datas definidas, os alunos deverão acessar o sistema de matrícula no Minha UFMG. A proposta será enviada para a aprovação do (a) orientador (a) que poderá sugerir alterações*. Após a conclusão das etapas pelo (a) aluno (a) e orientador (a), a secretaria irá efetivar a matrícula conforme a disponibilidade de vagas e o critério de priorização para deverá enviar a proposta de matricula e aguardar sua aprovação pelo orientador e/ou efetivação pela secretaria do curso.

*Os alunos que não tiverem a orientação cadastrada no sistema terão a matrícula aprovada pelo (a) Coordenador (a) do Programa.

Alternar conteúdo

Você deve comparecer pessoalmente na Secretaria e retirar o comprovante  de matrícula em até 60 dias após a efetivação da matrícula.  A solicitação de 2ª via compreende em emissão de declaração e o requerente deverá efetuar o pagamento da taxa conforme feito com históricos e declarações.

De acordo com as Normas Gerais da Pós Graduação da UFMG o (a) aluno (a) que deixar de fazer matrícula será desligado (a) da Universidade. Assim, o (a) aluno (a) que perdeu o prazo de matrícula deverá apresentar a justificativa ao Colegiado e à Câmara de Pós-graduação do CEPE e requerer sua matrícula em caráter extemporâneo.

Você deve encaminhar uma solicitação de cancelamento ao Colegiado, com a anuência de seu orientador, informando os motivos do cancelamento

Caso a disciplina já tenha iniciado, o cancelamento só será permitido se tiverem sido ministrados até 1/3 da carga horária da disciplina.

Apenas a disciplina de Seminários em Neurociências é obrigatória para ambos os níveis.

A definição das datas, horários e locais é feita pelos professores. A secretaria disponibiliza as informações no site do Programa quando os professores nos repassam estas informações (na aba Estrutura Curricular).

Os professores também podem comunicar as informações através do Minha UFMG.

Eventualmente a Secretaria pode enviar e-mails a pedido dos professores sobre as informações da disciplina.

As Normas Gerais da Pós Graduação na UFMG definem que caso o aluno tenha aproveitamento insatisfatório em duas ou mais disciplinas  ele será desligado da UFMG.

 

Você deve preencher o formulário próprio disponível no site (na aba Documentos). Podem ser aproveitados até 50% dos créditos exigidos para a conclusão do curso.

A distribuição de bolsas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Neurociências é definida por meio de resolução própria. Consulte a resolução em nosso site na aba Documentos.

O (a) interessado (a) deve retirar a guia GRU no nosso site (na aba Documentos) e efetuar o pagamento no Banco do Brasil (R$5,00 por documento solicitado). Em seguida deverá enviar um email para posgn@icb.ufmg.br fazendo a solicitação e anexando o comprovante de pagamento.

Quando o documento estiver assinado pelo (a) Coordenador (a) a secretaria irá entrar em contato.

O prazo médio para recebimento do documento é de 5 dias úteis, podendo sofrer atrasos conforme a disponibilidade do (a) Coordenador (a).

 

O (a) professor (a) que irá orientar o (a) aluno (a) deverá enviar uma carta simples ao Colegiado informando o nome e o número do registro do (a) interessado (a).

Seu (a) orientador (a) deve encaminhar carta ao Colegiado solicitando a inclusão do co-orientador (a). A mesma deve estar assinada pelo (a) aluno (a), o (a) orientador (a) e a pessoa que pretende fazer a co-orientação.

O (A) aluno (a) e o (a) orientador (a) deverão preencher com antecedência mínima de 60 dias da data proposta da apresentação no Minha UFMG solicitação de marcação de defesa. Após a aprovação do (a) orientador (a) as informações serão encaminhadas automaticamente por e-mail para o Colegiado. No sistema deverão constar as seguintes informações: título do trabalho, resumo (em português e inglês) do trabalho, palavras-chave, proposta de data e a sugestão de nomes para compor a banca – desde que estejam em conformidade com o regulamento  do Programa e com a resolução própria.

Poderão haver alterações na relação de membros da banca conforme determinação do Colegiado.

 

Após a comunicação da aprovação da banca pela secretaria, o (a) aluno (a) ou orientador (a) deverão entregar os exemplares diretamente para os membros da banca até 30 dias antes da defesa. O formato (digital ou impresso) deve ser questionado para os membros.

No caso de defesa de doutorado, a UFMG custeia a passagem e a diária do convidado externo. Não realizamos reserva de hotel.  A reserva deve ser feita diretamente pelo (a) aluno (a) ou orientador (a) ou convidado (a). A fim de facilitar disponibilizamos a lista de hotéis próximos ao campus, que têm tarifa especial para a UFMG. Clique aqui para baixar a lista.

 

Seu (a) orientador (a) deve encaminhar carta ao Colegiado solicitando a prorrogação de seu tempo de defesa. A comunicação deve informar os motivos do atraso e a data limite para a defesa.

Após a defesa o (a) aluno (a) deverá entregar fisicamente na secretaria os documentos listados no documento Normas para entrega do Trabalho Final (disponível no nosso site na aba Documentos) e anexar o trabalho na plataforma Repositório Institucional da UFMG.

 

A emissão dos diplomas leva em média 18 meses após a entrada do processo.

Após a entrega de todos os documentos, você deverá preencher o Requerimento de Registro de Diploma em Caráter Prioritário e enviar para o endereço sed@prpg.ufmg.br

O documento está disponível no seguinte endereço: https://www.ufmg.br/prpg/categoria_formulario/formularios-expedicao-de-diplomas/

 

A emissão do diploma é realizado pelo Setor de Diplomas da UFMG. Portanto, a secretaria do Programa não tem qualquer gerencia sobre o processo.

Quando o diploma é entregue na secretaria, entramos em contato com o (a) interessado (a).

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